Dicas

LIMPE SEMPRE O SEU CAPACETE!

Uma boa higienização pode prolongar a vida útil do capacete. O EPI limpo permite fácil visualização de irregularidades no casco ou em qualquer outra parte no momento da inspeção do capacete (rachaduras, amassados, cortes, riscos e trincas). A experiência mostrou que se uma coisa mínima como uma trinca finíssima passar despercebida ela vai aumentar e aprofundar-se.

A MSA recomenda que se limpe tanto o casco quanto a suspensão com regularidade, utilizando água morna (não mais que 49°C) e sabão neutro.

VIDA ÚTIL DO CAPACETE

Os capacetes de segurança devem atender a norma NBR- 8221:2003.

O tempo de vida útil é indefinido, já que está diretamente relacionado com:

• A influência do calor;
• A influência do frio;
• A solicitação mecânica;
• As influências químicas.

O tempo de uso recomendado pela MSA do Brasil é de até 05 anos para casco e 01 ano para suspensão e jugular, desde que seguidas todas as advertências e instruções de inspeção contidas na embalagem do produto.

Este é um período com uma certa margem de segurança, onde o polímero (HDPE – Polietileno de alta densidade) não apresentará alterações significativas nas suas propriedades físico-químicas.

VIDA ÚTIL DOS RESPIRADORES ISENTOS DE MANUTENÇÃO

Os respiradores isentos de manutenção devem ser eliminados após cada turno de trabalho (máximo 8 horas) ou quando estiverem fisicamente danificados ou sujos. Devem ser trocados sempre que se encontrar saturado (entupido), perfurado, rasgado ou com elástico solto ou rompido, ou quando o usuário perceber o cheiro ou gosto do contaminante.