Kit Caminhão

Kit com equipamentos para serem transportados em caminhões, visando a prevenção ou o tratamento de ocorrências, em caso de acidentes.

Equipamentos para situações de emergência: conjunto mínimo de equipamentos previstos pela NBR 9735 da ABNT que deve acompanhar o transporte rodoviário de produtos perigosos, para atender às situações de emergência, acidente ou avaria. O conjunto prevê elementos para a sinalização e o isolamento da área de ocorrência, conforme a ficha de emergência e a solicitação de socorro, conforme o envelope para o transporte. Prevê ainda elementos para a atuação contra emergência e primeiros socorros. Essa exigências citadas não se aplicam aos produtos explosivos nem aos radioativos, classe 1 e 7 respectivamente.

Equipamentos de Proteção Individual: os EPIs devem ser utilizados pelo motorista e pelo ajudante (caso haja) na ocorrência de emergências para avaliação e fuga. Esses EPIs não se aplicam aos produtos explosivos nem aos radioativos, classes 1 e 7 respectivamente.

Kit para caminhão: Calços, fitas, dispositivo para sustentação da fita/corda, placa “Perigo, afaste-se!”, lanterna, cartão para uso em telefone, caixa de primeiros socorros, almofadas e tirantes de fixação, lona, pá, cones, martelo e batoques, bolsa (não obrigatória.

Kit para caminhoneiro: capacete, luvas, óculos para produtos químicos, máscara semifacial, máscara panorâmica, máscara de fuga, respirador para pó, protetor facial, filtros.

Kit para proteção contra vazamento, como por exemplo de válvulas, flanges, tubulações e acessórios, fissuras ou rupturas de vasos de transporte, rupturas de embalagens ou proteções, incêndios, explosões, colisões, abalroamentos, capotagens, quedas e quaisquer ocorrências que causem a perda do confinamento dos produtos transportados.