Equipamento de Proteção Individual para as Mãos: Luvas de Segurança e Creme Protetor

Luva-de-MalhaÉ fundamental que o empregador estabeleça formas de reduzir os riscos específicos às mãos de seus trabalhadores.Para proporcionar a correta proteção para as mãos, o Ministério do Trabalho e Emprego determina a utilização de luvas de segurança e creme protetor, estabelecendo, através da Norma Regulamentadora Nº 6 (NR-6) o uso dos seguintes EPI’s:

- Luvas para proteção das mãos contra agentes abrasivos e escoriantes;

- Luvas para proteção das mãos contra agentes cortantes e perfurantes;

- Luvas para proteção das mãos contra choques elétricos;

- Luvas para proteção das mãos contra agentes térmicos;

- Luvas para proteção das mãos contra agentes biológicos;

- Luvas para proteção das mãos contra agentes químicos;

- Luvas para proteção das mãos contra vibrações;

- Luvas para proteção contra umidade proveniente de operações com uso de água;

- Luvas para proteção das mãos contra radiações ionizantes.

- Creme protetor de segurança para proteção dos membros superiores contra agentes químicos.

A tecnologia dos materiais tem trabalhado à favor dos profissionais que exercem suas atividades expondo suas mãos à riscos à saúde e à integridade física. A diversidade de luvas que o mercado oferece hoje garante ao trabalhador a possibilidade de obter proteção plenamente adequada ao seu tipo de serviço e risco.

As Luvas de Malha de Aço, protegem o trabalhador de agentes escoriantes e abrasivos. As Luvas de Látex e as Luvas de PVC são utilizadas em diversas atividades da indústria, oferecendo proteção do contato com produtos químicos. Apesar de serem resistentes, estas luvas ainda asseguram maleabilidade e bom tato.

Já as Luvas de Neoprene são utilizadas para trabalhos químicos que exigem resistência específica deste tipo de borracha, que conta com maior resistência, durabilidade e confere maior proteção contra perigos químicos, e até mesmo físicos, como isolação elétrica.

Também existem Luvas Anticorte, feitas com fios de aço, protegendo a mão de agentes cortantes, sendo, portanto, ideais para uso em frigorífico, abatedouro e indústria alimentícia em geral.

Outro tipo importante são asLuvas feitas de Aramida e Grafatex. Este tipo érecomendado para trabalhos onde as mãos do trabalhador estãoexpostas continuamente a altas temperaturas.

Há também especificamente Luvas para Alta Tensão, uma luva isolante de borracha que oferece elevadíssima proteção contra choques elétricos, prevenindo lesões sérias
ou até mesmo fatais.

Os Cremes Protetores também são fundamentais em algumas atividades, e protegem contra:

- ação nociva das radiações ultravioletas UVA e UVB

- micro-organismos ou insetos

- graxas, solventes, colas, resinas, tintas, vernizes, óleos brutos, cimento, cal, argamassa, lã de vidro, colas instantâneas, resinas e ácidos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>