Luvas e Cintos para proteção

Cinturão Paraquedista Workman Tower LightPor mais fortes que sejamos, para enfrentar determinadas situações, nós, seres humanos não somos de ferro e muito menos imortais, o faz da nossa vida o nosso bem mais precioso, acima de dinheiro e qualquer outro bem material. Além de um bem precioso é a nossa vida que nos permite realizar determinadas atividades, é por estarmos vivos que podemos correr, nos divertir, trabalhar e etc. Algo, simplesmente, essencial para nós.

Tão essencial quanto à necessidade de trabalho. É o trabalho que garante nosso bem-estar emocional e psíquico, pois é ele que nos permite conquistar um espaço digno na sociedade. Este espaço pode ser garantido de muitas formas, afinal de contas, neste mundo existem diversas profissões e cargos importantíssimos para o bom seguimento de uma empresa. E todos eles são de extrema importância para a saúde geral da nação.

No entanto, existem algumas profissões que são consideradas de risco e que devem seguir a risca algumas normas de proteção. É onde entram os Equipamentos de Proteção Individual que, com certeza, você já deve ter visto, por aí, nas construções, reparos e conservações, que as Prefeituras de cada estado precisam seguir a risca. Esses equipamentos servem para proteger o que temos de mais sensível e que pode sofrer danos irreparáveis, capaz de mudar completamente nossa maneira de ver o mundo. Vamos conhecer alguns deles?

Proteção Individual – Mãos

Apesar de serem aparentemente resistentes, nossas mãos precisam de um cuidado especial, pois também podem ser vistas como condutoras de determinados males à saúde. Hoje em dia é comum observar as pessoas limpando as mãos com álcool em gel, no primeiro olhar muitos podem dizer que é apenas frescura, no entanto, não é.

As mãos estão em contato direto com o mundo ao nosso redor, são elas que nos permitem interagir com o que está a nossa volta, caso tenhamos contato com algo contaminado, corremos o risco de sermos contagiados, devido ao fato delas estarem em contato direto com nossos olhos, boca e etc. Por isso, a necessidade de prestarmos atenção onde colocamos nossas mãos. Um grande exemplo de Proteção Individual para as Mãos são os lixeiros de nossa cidade, observe, eles sempre estão com luvas grossas. Se não utilizassem tal proteção, teriam contato diretamente com todos os detritos que jogamos fora e com certeza teriam muitos problemas de saúde, podendo ser fatais.

Proteção Individual – Quedas

Muitas pessoas possuem problemas com altura e são poucas que são aptas para determinadas tarefas que envolvam se pendurar em postes e até mesmo, lavar ou reparar prédios. Esses profissionais possuem um equipamento que garante a segurança caso algo aconteça e que lhes permita a queda. São cintos de segurança testados e aprovados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Muitos desses profissionais utilizam capacetes também, justamente para evitar batidas na cabeça caso aconteça algum acidente. Repare nesses profissionais, quando avistar um, trabalhando, por ai. Os limpadores de prédios são ótimos exemplos, apesar de utilizarem elevadores externos para descer e subir pelas paredes, costumam estar presos por cintos de segurança, para evitar qualquer deslize. A mesma coisa acontece com os profissionais das redes elétricas, de telefonia ou de sistemas a cabo, apesar da distância não ser nada comparada a altura de um prédio, a queda de um poste pode custar a vida ou até mesmo a saúde, pois não podemos esquecer que alguns acidentes podem levar à morte, mas outros podem nos deixar em uma cadeira de roda para resto de nossas vidas.

Por isso, é de extrema importância atentarmos para as necessidades de segurança, pois o que está em jogo não é apenas nosso sucesso profissional, mas também a nossa saúde e bem estar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>